Reset Password

Advanced Search
Your search results

12 Locais Essenciais para visitar no Porto

Published on February 19, 2016 by Portugal Rooms

Se estás a planear viajar para o Porto para teres a tua experiência Erasmus existem inúmeros lugares que não podes perder de vista e especialmente levar na tua memória! Retemos os 12 locais que verás a seguir mas existem muitos outros…

Contudo… estas dicas também servem para quem vive no Porto, já que conhecemos muitos portuenses que nunca entraram na Livraria Lello, nunca visitaram uma cave do vinho do Porto e nem ao menos sentaram na Ribeira para apreciar a paisagem… da sua própria cidade!

É natural, quando vivemos na cidade, às vezes vamos deixando para outro dia e nunca mais conhecemos o que todos que aqui chegam querem logo conhecer.

Por vezes só valorizamos o que há no estrangeiro e nós no Porto temos tudo o que há de mais belo!

Começamos pela Zona Nobre da cidade onde a festa começa:

Avenida dos Aliados o coração da cidade, trata-se da avenida mais bela da cidade. Com edifícios imponentes, marcas de uma época em que as grandes instituições eram ali sediadas, esta avenida tem mesmo um “ar” muito europeu. É a partir da Av. dos Aliados que avistamos a sede da Câmara Municipal do Porto, e é nesta avenida onde muita coisa acontece, desde manifestações, comemorações. festas e apresentações culturais. Avenida muito arquitectónica que vale a pena apreciar.

Mesmo ao lado da Avenida dos Aliados temos a Estação de São Bento. A nossa magnifica estação de comboios que tem ligações para Braga, Guimarães, região do Douro Vinhateiro e Aveiro.

Uma belíssima  construção em ferro do século XIX.

Porém, é o Átrio que faz os inúmeros turistas que ali entram, agarrar nas suas cameras fotográficas e gastar o rolo todo….

Este belíssimo espaço revestido de imensos painéis de azulejos pintados que mostram algumas cenas importantes da história de Portugal, nomeadamente do norte do país, faz com que esta estação, seja considerada uma das mais belas do mundo…

Da Estação de São Bento, pode avistar lá no alto, a Sé Catedral. Localizada numa das regiões com muitos vestígios medievais, vale a pena a visita não só da Catedral, mas de todos os seus arredores. Deste ponto podem também apreciar uma bela vista da cidade e do rio, pois é um dos pontos mais altos da cidade do Porto.

No interior da Sé terá acesso ao claustro onde vai encontrar fantásticos painéis de azulejos pintados e um acervo de arte sacra belíssimo. Imperdível!

Junto da Sé Catedral e Estação de São Bento, estará a poucos metros do tabuleiro superior da Ponte Luis I e se fizer uma paragem no meio do Tabuleiro estará mesmo sobre o rio Douro, com o metro a passar ao seu lado e com uma vista espectacular sobre a cidade e principalmente sobre a ribeira…

Procure o acesso às Muralhas Fernandinas e vai ter o privilégio de andar no que ainda restou da grande muralha que cercava a cidade do Porto em tempos medievais e também vai apreciar uma vista diferente, porque vai estar acima da ponte!

E, por falar em vista, não pode deixar de conhecer a Torre dos Clérigos, a torre mais alta de Portugal, construída pelo famoso arquiteto Nicolau Nasoni. Subir os aproximadamente 240 degraus da torre e ver toda a cidade lá do alto, vale mesmo a pena!

Muito próximo da Torre dos Clérigos está aquela que é considerada entre as três livrarias mais belas do mundo. A Livraria Lello é um lugar muito especial. Deixe-se encantar pela sua escadaria central, pelo seu belíssimo vitral no teto e pelas suas prateleiras centenárias. Atenção: guarde a máquina fotográfica, porque lá não é permitido fotografar.

Nunca nos poderemos esquecer de ir às compras, portanto deve ir à Rua de Santa Catarina, que é a principal rua do comércio tradicional. Lojas e muitas lojas quer tradicionais, quer marcas de renome mundial….

Mas é também na Rua de Santa Catarina que vai encontrar o famoso Café Majestic, considerado um dos mais bonitos do mundo. Não deixe de entrar para tomar um café! E, muitas fotografias assim como no Grande Hotel do Porto, um espaço para reviver o glamour do Porto nos finais do séc. XIX…

Longe deste glamour, mas bem próximo da Rua de Santa Catarina, o Mercado do Bolhão é um dos locais mais tradicionais da cidade. Apesar de estar degradado, é possível apreciar a beleza da sua arquitetura em ferro e para quem não dispensa a visita de um mercado, ali vai encontrar diversos produtos frescos e a simpatia das vendedoras típicas do Porto…

Mais longe do Centro Histórico, está a Foz do Douro. Para quem gosta de dar uma boa caminhada, valoriza praias, esplanadas e um bom passeio à beira-mar vai seguindo pela margem do rio Douro, apreciando a beleza do rio de um lado e a arquitetura portuense do outro. Pode também alugar uma bicicleta ou então, fazer uma viagem no tempo nos antigos eléctricos que ligam o centro à Foz.

Vir ao Porto e não provar o nosso famoso Vinho do Porto único e especial numa das Caves é como ir a Roma e não passar no Vaticano. Há muitas caves para conhecer do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, algumas estão mesmo à margem do rio, mas outras estão mais “escondidas” por entre vielas do Centro Histórico de Gaia que vale a pena serem exploradas…

Agora que estamos do lado de Gaia avistamos a Ribeira o lugar mais visitado pelos turistas, mas típico do Porto e por onde a história da cidade passou e passa. No seu interior, vai encontrar ruelas e construções medievais.

Se vens para o Porto, estes são alguns dos locais de maior encanto, mas saiba que há muito mais para explorar, muito mais para sentir. Há muito mais do que apenas 12 lugares. Mas comece por estes.

E se vive na cidade e ainda não conhece algum destes sítios. É hora de fazer turismo na sua própria cidade.

Vale a pena!

Porque o Porto… encanta!

Category: Festa, Locais, Praia